Meu filho não quer comer: veja o que fazer

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

É comum que muitos pais já tenham passado pela situação de ter um filho que não quer comer. Muitas vezes, essa recusa pode ocorrer por diversas razões, como o paladar infantil mais restrito, a ausência de apetite, a falta de interesse pelas refeições, entre outros fatores. Assim, surge a dúvida “o que fazer quando meu filho não quer comer?”.

| + Saiba como conseguir bolsas de estudo com o Melhor Escola

Independente da causa, é importante que os responsáveis saibam lidar com essa situação. Ter o hábito de incentivar a criança a se alimentar de maneira saudável não precisa ser tão difícil - afinal, existem alguns truques que ajudam a tornar a hora da refeição bem mais divertida.

Para começar, é importante planejar um cardápio infantil completo - preferencialmente com a ajuda de uma nutricionista - para que não falte nenhuma vitamina, mineral ou outro nutriente importante. Além disso, ser flexível e paciente é outro ponto importante para lidar com essa questão.

Uma outra questão importante a ser analisada é identificar se o motivo em querer não comer algum alimento é de origem psicológica/emocional. Se a criança demonstra recusa do alimento, primeiro é preciso entender o motivo. Em seguida, é necessário fazer mudanças ou adequações na hora de lidar com o processo de alimentação da criança.

Mas fique tranquilo(a). Não é tão complicado quanto parece. Neste artigo, explicamos o que pode causar a recusa do alimento e trazemos algumas sugestões para te ajudar na tarefa do que fazer quando seu filho não quer comer. Continue a leitura!

Quais os motivos emocionais para uma criança não querer comer?

Quando os pais precisam lidar com uma criança que não quer comer, primeiro devem verificar se existe algum motivo emocional para isso. Afinal, o pequeno está passando por um processo de desenvolvimento e de mudanças constantes, o que pode gerar alguns conflitos.

Veja também: + Gagueira infantil: saiba como ajudar seu filho

Afinal, a criança está se descobrindo enquanto pessoa, conhecendo o mundo, seus gostos, desenvolvendo a sua própria personalidade. Esses e outros fatores trazem impactos emocionais que podem refletir no apetite e na relação com os alimentos. Além do fator personalidade, ansiedade, raiva, tristeza e insegurança também interferem no apetite da criança. Fique atento aos detalhes.

7 dicas que podem ajudar na alimentação do seu filho

1. Ofereça alimentos variados

Variar o cardápio pode ser uma estratégia eficiente para estimular o apetite da criança. Oferecer uma variedade de alimentos coloridos e com texturas diferentes pode chamar a atenção dos pequenos, além de estimulá-los a conhecer outros tipos de comidas.

1. Não force a alimentação

Quando os pais pensam “meu filho não quer comer” é comum que a solução que encontram é forçar a criança. Porém, isso pode gerar um sentimento negativo em relação à comida. Por isso, não pressione e ofereça aos poucos. Respeite o tempo e gostos do seu filho para que a alimentação não se torne um fardo na vida dele.

1. Faça refeições em família

As refeições em família podem ser momentos bem interessantes para estimular a alimentação do pequenino, além de criar memórias afetivas importantes. Compartilhe o que vocês estão comendo, conversem sobre como os alimentos podem ser saudáveis e saborosos.

Veja também: + Parceria escola e família: entenda como ela interfere no desenvolvimento infantil

1. Envolva a criança no preparo das refeições

Convide seu filho para ajudar a preparar as refeições. Essa atividade pode fazê-lo ter mais interesse em experimentar as coisas que ele mesmo preparou, além de ajudar com outras habilidades motoras que o ato de cozinhar envolve.

E tem um plus: é super divertido, não é mesmo? Hoje em dia existem pais que compartilham essas experiências de cozinhar com seus filhos nas redes sociais, por exemplo. Portanto, quando pensar “meu filho não quer comer” não se desespere! Busque alternativas criativas como essa.

1. Não use alimentos como premiação ou castigo

Oferecer guloseimas como prêmio pode fazer com que a criança se sinta recompensada por ter recusado um alimento saudável. Por isso, evite.

Além disso, não diga coisas como “se você não comer isso, não vai poder ter sobremesa”. Situações assim acabam associando a comida com sentimentos negativos e não é esse o objetivo, não é mesmo?

1. Procure ajuda médica, se necessário

Se a recusa em comer persistir, é aconselhável procurar um profissional médico para investigar a causa do problema. Em alguns casos, a ajuda de um nutricionista ou até mesmo de um profissional da saúde mental pode ser fundamental, conforme ressaltamos acima.

1. Troque alimentos industrializados por alimentos naturais

É comum que algumas crianças tenham apetite para certas comidas (em especial biscoitos, chocolates e doces) mas não queiram comer legumes, verduras, frutas e outros alimentos saudáveis. Para evitar esse tipo de problema, a principal dica é já instaurar bons hábitos em casa desde cedo - o que inclui a família inteira! Ou seja: você também precisa ser um exemplo. Veja também: + Dicas de café da manhã para crianças

Além de evitar comprar produtos industrializados - como congelados, sorvetes e biscoitos recheados -, você pode envolver as crianças na hora de escolher os vegetais que serão comprados. Assim, elas se ligam ainda mais com a questão dos alimentos e ficam mais animadas para as refeições.

Por fim, é importante lembrar que os hábitos alimentares são estabelecidos desde a infância. Por isso, é muito importante que os pais incentivem uma alimentação saudável desde cedo, oferecendo opções variadas e nutritivas aos seus filhos.

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe esse texto com outras pessoas que queiram saber mais sobre como inserir uma alimentação saudável e ajudar os filhos a comer. Não esqueça de consultar o nosso blog para acessar outros conteúdos.